sábado, 29 de setembro de 2012

PROTECÇÃO CIVIL MUNICIPAL DA AMADORA - INFORMA O SEGUINTE

Inicio do Ano Hidrológic​o 2012-2013

Ilustres,
O mês de Outubro marca o início do ano hidrológico, e como tal o Serviço Municipal de Protecção Civil da Amadora (SMPC) recomenda a adoção de algumas medidas de preparação e autoproteção (anexo).
Aproveitamos também para vos indicar que poderão acompanhar em tempo real (plataforma online Wunderground.com) as condições meteorológicas do município através da Estação Meteorológica Professional, sedeada nas instalações do SMPC.
Aqui ficam os links:



 1. EFEITOS EXPECTÁVEIS


Os episódios típicos das estações de transição, como o Outono, são propícios a:

a) Inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;   
 



b) Cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;


c) Instabilização de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;  
   

d) À contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais;


d) Ao arrastamento para as vias rodoviárias de objectos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.  

2. RECOMENDAÇÕES

Desta forma, recomenda-se às entidades competentes a limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas das árvores, areias e pedras que ali se depositaram previamente à época das chuvas. A verificação da funcionalidade dos sistemas de drenagem urbana é, por isso, essencial. Paralelamente, cada cidadão deve também tomar uma atitude pró-activa, nomeadamente assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais, ou varandas e a limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.

  2.1. Medidas Preventivas:

- Desobstrução de linhas de água principalmente junto a pontes, aquedutos e outros estrangulamentos do escoamento;

- Limpeza de linhas de água assoreadas;

- Limpeza dos resíduos sólidos urbanos (muitos deles de grandes dimensões) depositados nos troços marginais dos cursos de água;

- Evitar cortes rasos de material lenhoso ardido em situações de declive intenso, localizados nas proximidades das linhas de água;

- Recolha ou trituração dos resíduos resultantes do corte dos salvados das áreas ardidas localizadas nas margens das linhas de água;   - Recolha ou trituração dos resíduos de actividades agrícolas e florestais existentes nas margens das linhas de água;

- Verificação (e eventual reparação) de eventuais situações de desmoronamentos das margens das linhas de água, de modo a evitar obstruções ou estrangulamentos;

- Inspecção visual de diques, ou outros aterros longitudinais às linhas de água, destinados a resguardar os terrenos marginais;

- Identificação de novos “pontos críticos” (aglomerados populacionais, edificações, vias de comunicação, pontes/pontões, etc.).      

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL DA AMADORA
Praceta Carolina Simões
2700-165 Amadora
Tel. +351 21 494 86 38
Fax. +351 21 494 64 51
e-mail: proteccao.civil@cm-amadora.pt

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Informação PSP Amadora

Polícias da Divisão Policial da Amadora, hoje, dia 26 de setembro, pelas 02H35, procederam à detenção em flagrante delito, no Bairro Alto Cova da Moura, de 3 cidadãos do sexo masculino com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos, por tráfico de estupefacientes.
Na sequência de uma investigação levada a cabo por elementos da Esquadra de Investigação Criminal, nos últimos 6 meses, foi possível reunir um volume informações/relatos que nos permitiram efetuar 4 buscas domiciliárias no interior do Bairro Alto Cova da Moura e na zona do Cacém, buscas essas, realizadas com o auxílio da Unidade Especial de Polícia, através do Grupo de Operações Especiais.
Da realização das buscas foi possível efetuar a detenção de 3 homens, levando à apreensão do seguinte material:

• 1 Arma de Fogo, Pistola de 8mm adaptada a 6,35mm;

• 1 Réplica de Arma de Fogo;

• 2 Granadas e diversas partes constituintes de granadas;

• 2 Sabres;

• 1 Punhal;

• 2 Carregadores;

• 50 Munições de Diversos Calibres e Utilizações;

• 18,92Grs de Cocaína, suficientes para cerca de 190 doses individuais;

• 15,05Grs de Heroína, suficientes para 180 doses individuais;

• 34,21Grs de Produto Indeterminado;

• 540 Euros em notas do Banco Central Europeu;

• 2 Balanças;

• 2 Embalagens de Redrate e Diversos utensílios para preparação e fraccionamente de produto estupefaciente.

Os suspeitos já têm antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime.



Fonte: Polícia de Segurança Pública

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Venteira - PSP da Amadora Captura 2 Suspeitos enquanto Extorquiam

 O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, ontem, (19de Setembro de 2012) pelas 13h35, na Praça da Igreja, na Venteira, procedeu à detenção em flagrante delito de 2 homens, com 20 e 22 anos de idade, pela prática do crime de Extorsão.
As detenções foram o culminar de uma situação de Roubo que ocorreu na passada Segunda-Feira, pelas 17h30, quando a vítima, um jovem de 23 anos, se encontrava a utilizar o telemóvel, foi abordada por um indivíduo que a agrediu, apoderando-se do mesmo, abandonando o local em fuga de seguida.
Posteriormente, e nesse mesmo dia, o eventual suspeito conseguiu contatar a vítima por outra via, tendo esta insistido na devolução do telemóvel roubado, pois o mesmo possuía dados de elevada importância pessoal, exigindo aquele 5€ para o efeito, informando que se poderiam encontrar no Bairro de Santa Filomena para efetuar a troca.
Ontem, depois de dois novos contactos telefónicos, o suspeito combinou uma hora exigindo, desta vez, 20€ para devolução o objeto.
Na posse destas informações, a PSP intercetou e deteve dois indivíduos que se encontravam no local e tinham acabado de receber a quantia pretendida através da vítima, restituindo o dinheiro e o telemóvel roubado ao legítimo proprietário.
Ainda no decorrer desta situação, foi apreendido a um dos suspeitos outro telemóvel, uma impressora, um leitor de DVD e um leitor de MP3, objetos sobre os quais existe a suspeita de serem de proveniência ilícita.
Os detidos, em que ambos já foram detidos pela PSP devido ao crime de Tráfico de Produto Estupefaciente e em que um deles tem como medida de coação Apresentações Semanais na Esquadra da PSP derivado a essa situação, serão presentes no Tribunal da Comarca da Amadora para 1º Interrogatório Judicial a fim de lhes ser aplicada a respetiva medida de coação no decorrer do dia de hoje.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

VENTEIRA - AMADORA : Um Detido por Furto e Posse Arma Proibida e Suspeito de Homícidios em Espanha



Rua 1º Dezembro com a Rua Elias Garcia onde o Suspeito
teve um acidente de viação coma viatura furtada
 
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, ontem (09/09/2012) pelas 18H40, procedeu à detenção em Flagrante Delito, na zona da Venteira – Amadora, de um homem, com 33 anos de idade, por Furto de Veículo, Furto no Interior de Residência e Posse Arma Proibida.


Após chegada de diversas informações anónimas, sobre 1 indivíduo, com cerca de 30 anos, que se deslocava em viatura furtada e tentava vender 1 caçadeira furtada, foram efetuadas diversas vigilâncias aos locais referenciados nessas mesmas denúncias, e após localizada a viatura em causa foi abordada, confirmando-se os factos e procedendo-se à detenção do individuo em causa,e apreendendo-se o seguinte material:
  • Viatura ligeira, furtada em Vilamoura, em 06Set2012;
  • 1 Caçadeira furtada em Grândola em 07Set2012;
  • 2 Chapas de matrícula de outra viatura, furtadas em Portimão;
  • Diversas ferramentas de Construção Civil furtadas;
  • Diversas garrafas de bebidas espirituosas furtadas;
  • 3 Armas Brancas;
  • 31 Munições de diversos calibres;
  • 1 Máquina de Café;
  • 4 Telemóveis;
  • 1 Telefone.
O suspeito possui antecedentes criminais por diversos tipos de crime, sendo que já cumpriu pena de prisão efetiva, e será hoje presente no Tribunal Judicial da Comarca da Amadora para 1.º interrogatório judicial e aplicação da medida de coação.

NOTA: Este indíviduo é ainda suspeito de Raptar uma Professora e de Uma Vendedora de Fruta no Algarve e Suspeito de Homícidio de dois idosos em Espanha.