quinta-feira, 14 de outubro de 2010

" Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais"

O Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais comemora-se anualmente na segunda quarta-feira do mês de Outubro. Instituido pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
O Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal da Amadora em conjunto com o Grupo de Ambiente da faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e com o Grupo Protecção Civil Portugal, organizou a V Conferência que se realizou no dia 13 de Outubro de 2010 no Auditório da Academia Militar na Amadora.
O Pograma estendeu-se durante todo o dia  com um vasto leque de convidados que apresentaram alguns temas interessantes.
  • "Alterações climáticas nas cidades" - Prof. Drª Maria João Alcoforado (Instituto de geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa)
  • "Prevenção, Preparação e Mitigação de Desastres Naturais: a Experiência da Oikos - Dr. João Fernandes (OIKOS - Cooperação e Desenvolvimento)
  • "A problemática do risco de Inundação no Municipio de Mirandela" - Drª Maria Gouveia (Protecção Civil Municipal de Mirandela)
  • "Consequências dos Sismos: Fatalidade ou Incúria e Negligência" - Prof. Dr. Mário Lopes (Instituto Superior Técnico)
  • "MissãoHaiti" - Comandante Distrital de Lisboa Elísio Oliveira (CDOS Lisboa)
  • "Centro Histórico de Gaia. Vulnerabilidade ao Risco de Incêndio/Contributos para um Plano de Intervenção dos Bombeiros" - Eng. Salvados Almeida (Comandante Operacional/Director Bombeiros e Protecção Civil de Gaia)
  • "A colaboração do Exército Português, no ambito das suas missões especificas, em funções de Protecção Civil" - Major Eng. Arlindo Martins Domingues (Exército Português)
  • "O papel dos Bombeiros Voluntários no processo ciclo da catástrofe" - 2º Comandante João Canas (Bombeiros Voluntários de Águeda)
Entre uma assistência de muitos Estudantes de Protecção Civil, Bombeiros,representantes de Protecções Civis Municipais de vários pontos do País, ONG`s, Militares, esteve presente o Guarda-nocturno da Venteira-este.
Os Guardas-nocturnos  também são elementos fundamentais à Protecção Civil embora não estejam considerados como Agentes de Protecção Civil.
Estiveram presentes ainda o senhor Dr.Vasco Franco (Secretário de Estado da Protecção Civil), Presidente Joaquim Raposo (Presidente da C.M.Amadora), Vereador Eduardo Rosa (Vereador da Protecção Civil C.M.Amadora), Tenente General Fernando Paiva Monteiro (Comandante da Academia Militar) e a Prof. Drª Maria José Roxo (Presidente do Grupo Ambiente (Universidade Nova de Lisboa).

Nenhum comentário: