sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tentativa de assalto a Marco dos CTT

Hoje cerca das 00h35m quando me encontrava  a patrulhar a área passei junto à Estação dos CTT da Amadora-Venteira, tendo verificado que se encontravam dois indevíduos africanos junto dos Marcos do Correio.
Devido a haver bastantes assaltos aos Marcos dos CTT desconfiei e fui averiguar. Parei a minha viatura numa rua próxima e fui a pé para tentar saber o que estavam a fazer, quando cheguei perto verifiquei que os mesmos se encontravam a arrombar o referido Marco.
Chamei de imediato o colega da Venteira-Sul (Quinta do Borel e Casas do Lago) e tentei contactar com  a PSP mas devido às más comunicações via rádio que temos não consegui.
A Polícia Municipal consegui falar via rádio com o colega da venteira-Sul  tendo explicado o que se estava a passar, de imediato a PM contactou via telefone com a PSP. 
Aguardei um pouco para que chegasse apoio do meu colega e quando o mesmo chegou, avançámos e conseguimos deter os dois indevíduos em flagrante, tendo de seguida chegado a PSP ao local já os detidos se encontravam imobilizados, tendo os mesmos na sua posse três chaves de fendas e dois pé de cabra material que utilizavam para arrombar o Marco do Correio. 
Um dos detidos autorizou uma busca à sua residência tendo a PSP encontrado algum material possivelmente furtado também em Marcos dos CTT (Variadas Cartas e alguns documentos possivelmente falsificados).
Um dos detidos após consulta verificou tem bastantes antecedentes criminais.
Um dos indeviduos tem residência na Venteira-Amadora e o outro no Cacém, foram detidos e presentes ao Tribunal da Amadora tendo ficado com Termo de Identidade e Residência (TIR).
O SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) notificou-os para abandonarem o País voluntáriamente no prazo de vinte dias
Resta-me agradecer o apoio dado pelo Agente da Polícia Municipal que se encontrava de serviço e também ao Agente da PSP que se encontrava na Central que devido a não conseguir comunicar comigo via rádio contactou-me telefonicamente e aos  Agentes da PSP da Reboleira que foram bastante rápidos a chegar ao local.

NOTA: "Agradeço" aos CTT pois ao longo dos 26 anos de serviço que tenho como Guarda-nocturno e tendo com este serviço feito três detenções de arrobamento de Marcos e Caixas dos CTT, sendo a última sido já julgada no Tribunal de Sintra o Mega-Julgamento onde foram julgados 45 arguidos. Os CTT nunca quiseram colaborar com o Guarda-nocturno pois informaram-me (Chefe da estação) que tinham segurança própria  (que nunca vi), mas ao menos que não custava nada dizer Obrigado.